sábado, 13 de junho de 2009

DRAMA FAMILIAR


Drama Familiar
Osvaldo Shimoda

Certa ocasião um paciente me perguntou: "Eu quero entender o porquê de me dar bem com todas as pessoas e não conseguir o mesmo com os meus familiares".
Respondi, citando a frase de Chico Xavier a respeito dos relacionamentos familiares: "É nas famílias onde se reúnem os piores desafetos de vidas passadas".
Em outras palavras, os membros de um grupo familiar se atraem na vida atual por afinidade cármica. Neste sentido, o paciente mencionado acima tinha sérios conflitos com a sua família e não com os outros porque o seu compromisso cármico era com a sua família. Ele tinha débitos cármicos (isso ficou comprovado após passar pela regressão) de experiências mal resolvidas de suas vidas passadas com os membros de sua família atual.

Portanto, visto pela ótica da reencarnação, a família não é o resultado de um encontro fortuito, onde os espíritos se agrupam por acaso. Não entra o fator sorte ou azar. Você não caiu de pára-quedas em sua família. Na minha experiência em TVP (Terapia de Vida Passada), os pacientes recordam, ou seja, reconhecem - ainda no útero materno - seus desafetos de vidas passadas como membros de sua nova família.

Muitos chegam a lembrar que planejaram no plano astral (junto com o seu mentor espiritual), reencarnarem novamente para resolverem pendências com suas famílias ou algum membro em especial. Neste contexto, a família atende a uma finalidade clara que é conceder a todos na vida atual, uma oportunidade de repararem prejuízos causados no passado entre si, buscando a reconciliação. Desta forma, os dramas familiares representam uma oportunidade de aprendizagem para todos.
Em contrapartida, há que se ressaltar que podemos nos reunir em nossa família também por simpatia. Aqui explica o porquê de nos darmos melhor, termos mais afinidade com um determinado parente. Muitas mães se sentem culpadas por terem preferência ou mais afinidade com um filho(a) em detrimento dos outros.
Por outro lado, o inverso também é verdadeiro: É comum ocorrerem conflitos constantes entre mãe e filho(a) chegando a nutrir um ódio recíproco entre os envolvidos. Sentimentos de rejeição, agressões verbais e/ou físicas, humilhações, incompreensão, discórdias, incompatibilidade de idéias, prevalecem muitas vezes nesse relacionamento familiar. Portanto, através da TVP, é grande a chance de transformar laços de ódio em amor nos relacionamentos familiares. É por isso que costumo dizer aos meus pacientes que a TVP é uma terapia do amor.

Nenhum comentário: